Cópia de Documentos Importantes

Tire fotocópias dos principais documentos de viagem, como: passaporte (página de dados e de vistos, se houver), cartão de crédito, travelers cheque, carteiras internacionais (motorista, estudante, albergue, etc.), carteira de identidade, passagens (aéreas, trem, ônibus, cruzeiro, etc.), seguro de viagem, voucher de hotel, entre outros. Faça também uma lista de telefones e endereços com seus principais contatos: familiares, amigos, hotel, companhias aéreas, embaixada e consulados brasileiros nos países a serem visitadas, cancelamento de cartão de crédito e cheque viagem, administradora do seguro viagem etc...

Guarde uma cópia com você, uma na bagagem de viagem e uma outra com uma pessoa de sua confiança no Brasil. Essas cópias poderão ser úteis na reemissão de documentos extraviados ou roubados durante a viagem.

Guarde também todas essas informações em meio digital e envie para o seu próprio e-mail. Assim, durante a viagem, você terá acesso a todos seus documentos e a sua lista de telefones e endereços.

No país de destino, verifique a possibilidade de guardar o passaporte, valores e os documentos originais no cofre do hotel e utilizar as fotocópias no dia a dia.

Passaporte: Caso utilize-o no dia a dia, prefira os "portas passaportes", encontrado nos aeroportos internacionais (duty free). Eles acomodam o documento próximo ao corpo.

O que fazer em caso de perda e roubo de documentos.




Voltar