EXCEÇÃO DO VISTO MEXICANO ATRAVÉS DO SISTEMA DE AUTORIZAÇÃO ELETRÔNICA (SAE)

A partir do 1/11/2010, todos os cidadãos brasileiros nas categorias de turismo, negócios e trânsito, podem solicitar também o ingresso ao México através do Sistema de Autorização Eletrônica (SAE). O sistema emitirá uma autorização válida exclusivamente para cada viagem aérea, a qual deverá ser impressa e apresentada no balcão daquelas companhias aéreas (check – in) que facultativamente estiverem operando com este sistema.
Portanto, o solicitante brasileiro não precisa apresentar-se ao Consulado do México para requerer eventual autorização "extra" ou visto mexicano. Sendo o SAE facultativo para as companhias aéreas, o interessado deverá informar-se a respeito das companhias que efetivamente operem o sistema. O Consulado não é responsável pelas políticas das companhias aéreas.


Cidadão brasileiro portanto visto válido para os Estados Unidos

Cidadãos brasileiros que tem visto válido para os Estados Unidos, à partir de 01 de maio de 2010, não necessitam visto para entrar no México nas categorias de turismo, negócios e trânsito, nem da Autorização Eletrônica (SAE). Na entrada no México é preciso apresentar o passaporte com validade mínima de 06 meses com visto americano válido por pelo menos, até o final da viagem. Antes da viagem consulte as regras no Instituto Nacional de Migracion Mexicano.

Exceção do Visto Mexicano através do SAE

O SAE pode ser acessado gratuitamente através dos links das páginas web da Embaixada do México e dos consulados do México no Brasil. A autorização não tem custos. O solicitante poderá utilizar o sistema para cada viagem aérea ao México.
A autorização eletrônica é válida por 30 dias após a sua emissão para cada viagem aérea ao México, por isso recomendamos que a data de seu vôo coincida com a duração da sua autorização. A estadia autorizada é de no máximo 180 dias (turismo e negócios) ou 30 dias (trânsito).
Vale ressaltar que, por regra geral, os cidadãos brasileiros continuam necessitando de visto para viajar ao México, que o SAE é uma permissão para que os brasileiros possam viajar ao país sem a necessidade do visto, ou seja, funciona de maneira alternativa.
Nas outras categorias migratórias, os cidadãos do Brasil deverão solicitar o visto normalmente através dos consulados do México.
Se você já tiver um visto mexicano não precisa da autorização eletrônica.
O uso do SAE é facultativo e você ainda pode solicitar o visto mexicano de turismo, negócios ou trânsito. O processo também é simples! A única taxa é o valor do visto.
No Consulado do México no Rio de Janeiro e na Embaixada do México no Brasil o atendimento é efetuado através da ordem de comparecimento. O Consulado do México em São Paulo opera, desde junho de 2008, um sistema de agendamento eletrônico oferecendo atendimento em horários programados. Dito agendamento (gratuito) é feito de forma pessoal pelo interessado, através do site do Consulado Mexicano e não demora mais de 20 minutos, sempre que as instruções sejam lidas cuidadosamente.

Importante: Todas as regras e condições acima estão sujeitas a alterações sem prévio aviso. Consulte a autoridade consular de cada país antes de programar sua viagem!

Voltar